quarta-feira, 1 de julho de 2009

Relatos sobre a oficina de Literatura de Cordel




Eu entendi que o Júlio e o Rafael disseram que a literatura de cordel é mais conhecida no nordeste do Brasil e também que é um tipo de poesia popular impressa em folheto rústico que se vende em varal pendurados em cordas ou em cordéis. O Júlio disse que o nome Literatura de Cordel veio lá de Portugal porque lá penduravam em vários barbantes ou em cordéis; no nordeste do Brasil é chamado de folhetos.
Para chamar mais a atenção do freguês eles cantavam em forma melodiosa e rimavam com a viola, só para conquistar os compradores ou fregueses. E ao mesmo tempo eles faziam xilogravuras ( desenho preto e branco e também coloridos feito com carimbos). As estrofes mais comuns são as de dez, oito e seis ( 10, 8,6).
Os estados típicos são Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e em São Paulo, são vendidos em feiras livres, praças e casas culturais.
Os principais autores são: Leandro Gomes de Barros Patativa do Assaré ( Antônio Gonçalves da Silva), Cuíca de Santo Amaro, José Alves Sobrinho, Homero deo Rego Barros, Téo Azevedo, Zé Melancia, João Martins de Athayde ( 1880-19590, Zé Vicente, José Pacheco da Rosa, Gonçalo Ferreira da Silva, Chico Traíra, João de Cristo Rei e Ignácio da Catingueira.
Nós também aprendemos sobre o romance que são mais grandes, têm vinte e quatro, trinta e dois e quarenta e oito e sessenta e quatro páginas ( 24, 32, 48, 64) esses romances são histórias imaginadas pelo autor ou tiradas de temas e histórias de tradição popular, de filmes e canções, etc... Os romances podem ser: Contos da crochinha ou de Troncoso, Livros do povo, Romances de anti-heróis, Romances de valentia,
A métrica na Literatura de Cordel: Quadras estrofe de 4 versos não é mais utilizada por cordelistas. Sextilha estrofe de seis versos o esquema de rima dos versos é em geral A B C B D B. Septilha estrofes de sete versos o esquema de rima dos versos é em geral A B C B D B. Oitava, estrofes com oito versos. Décima, estrofes com 10 versos o sistema de rimas é A B C B D B.
Na oficina nós fizemos sobre as letras do alfabeto, começamos com uma poesia de 2 estrofes e cada estrofe 4 versos e nós vamos aprender mais ainda.

Repórter: Kleider Saldanha
Aluno do 5º ano


O Júlio pediu para fazermos as poesias e os acrósticos, o tema foi meio ambiente, na aula seguinte nós apresentamos para nossos colegas.
Lemos uma folha que falava sobre sextilha – estrofes de 6 versos, septilha – estrofes de 7 versos, oitava – estrofes de 8 versos e décima – estrofes de 10 versos. Aprendi que os cordéis de 6 versos tem que rimar com os pares: A, B, C, B, D B; os repetidos são rimas e os outros não.
Aprendemos como fazer uma história e falar se ela é de época ou de comunicado. Comunicado é igual estas festas que tem eventos e festas folias, já época é um acontecimento que afeta todo o Brasil ou até o mundo.



Repórter: Jéssica Tavares de Oliveira
Aluna do 5º ano




Hoje a aula foi boa, primeiro conversamos sobre a Literatura de Cordel, depois fomos ler a nossa primeira poesia que fizemos ontem, com isto, o professor Júlio entregou uma folha e começou a explicar sobre uma história da Iracema que vivia na Amazônia e um português que viu ela tomando banho e eles namoraram e tiveram um filho, o português era casado e sentia falta de sua família, ele foi afastado de Iracema sendo que Iracema estava grávida. Ela foi perdendo as forças, para amamentar o bebê os cachorros tinham que morder seus seios, mas quando ela morreu Martins ficou com seu filho.
Depois disso nós fizemos um trabalho de 6 versos com 2 quadras. E conversamos com o professor Júlio sobre tudo o que é Literatura de Cordel.

Repórter: Ana Laura da Silva Souza
Aluna do 5º ano

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